Pages

Powered by Blogger.

Wednesday, February 6, 2013

NEGOCIAÇÃO: O ESPÍRITO NEGOCIAL DOS BRASILEIROS


Negociação: O Espírito Negocial dos Brasileiros



 A negociação é um dos meios de resolução de conflitos mais importantes nos dias de hoje. Sua importância foi examinada inúmeras vezes. Não é de causar surpresa que a negociação, meio de resolução de conflitos por excelência, venha respondendo de modo adequado às necessidades dos negócios no mundo moderno. Negociação é um processo pelo qual duas ou mais partes solucionam diferenças ou conflitos através de discussões que levam a um acordo, mutuamente ajustado pelas partes envolvidas.

Em geral, o espírito negocial brasileiro permite “regatear”. Por essa razão, o processo negocial se inicia com um preço alto, na maior parte das vezes distante do que realmente se deseja. Para os brasileiros, o que é realmente importante é o contato pessoal, porque a base da negociação é a pessoa do negociador e não a organização da qual ela faz parte. O “chefe”, no Brasil, é o responsável pelas negociações, em particular as internacionais, e as decisões são tomadas por ele.

Na visão dos brasileiros, o contrato jurídico resultante das negociações é definitivo, até o momento em que tenha que ser alterado. Para usar uma expressão popular é “eterno enquanto dure”. Para os brasileiros, as promessas ou os acordos verbais existem para não serem cumpridos ou para serem cumpridos, apenas ocasionalmente. Os brasileiros podem se comprometer e, muitas vezes o fazem, com o que não podem efetivamente cumprir. É mais importante um acordo do que a possibilidade de uma excelente demanda no judiciário, pelo menos numa visão brasileira. Os brasileiros pensam em negócios de curto prazo e eles não se preocupam com o fato de o acordo não perdurar no tempo. A estratégia de uma empresa brasileira é mais de curto prazo, com claros reflexos nas suas negociações, sejam elas domésticas ou internacionais.


Ligia Maura Costa. Sócia Ligia Maura Costa, Advogada. Professora Titular na FGV-EAESP. Autora do livro: Negociação. Como Negociam Brasileiros e Franceses. (2008). São Paulo: Quartier Latin.